Nossa expressão popular manifestada em eventos pontuais no município de Uruguaiana.

Califórnia da Canção Nativa do RS
Surgiu em 1971 e foi idealizada pelo poeta, compositor e escritor Colmar Pereira Duarte. Sua 1ª edição aconteceu no ano de 1971, promovida pelo CTG Sinuelo do Pago e tinha como objetivo revitalizar os valores da cultura regional. Até a década de 90, foi o maior festival de música nativista do Brasil. Era realizado na “Cidade de Lona” – Sociedade Agrícola e Pastoril. Atualmente trata-se de um festival de âmbito estadual, sendo realizado na Concha Acústica César Passarinho, no Parcão.

Carnaval Fora de Época de Uruguaiana
É o evento de maior destaque do município e chega a levar 100.000 pessoas nas três noites de folia para a “Passarela do Samba”, na Avenida Presidente Vargas. As escolas de samba desfilam com grande número de participantes e assemelham-se às escolas do Rio de Janeiro, graças à influência recebida dos fuzileiros navais na década de 50 (século 20). As musas e os intérpretes do carnaval carioca todos os anos se apresentam na “Passarela do Samba”.

Romaria de Nossa Senhora Conquistadora
A Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora Conquistadora é um evento anual, realizado pela Diocese de Uruguaiana.
A cada edição, reúne milhares de devotos em peregrinação religiosa, que culmina com uma missa no Santuário.
É um fervoroso momento de fé, renovação espiritual e confraternização na comunidade católica da Diocese, que conta com treze municípios.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
A Procissão e Missa Festiva de Nossa Senhora dos Navegantes” acontecem dia 2 de fevereiro, com procissão fluvial pelo rio Uruguai e caminhada pelas principais ruas do centro de Uruguaiana.
As solenidades litúrgicas iniciam no mês de janeiro, culminando com a procissão fluvial, seguida pelo cortejo terrestre. Encerra com a Santa Missa em frente à Igreja do Carmo.

Procissão de São Jorge
A Procissão de São Jorge é um tradicional evento de Uruguaiana, realizado em 23 de abril.
O cortejo com a imagem de São Jorge reúne devotos pelas principais ruas centrais da cidade até o Reino de Ogum Beira Mar, encerrando com uma sessão de umbanda.
O ritual é feito com orações pelas bênçãos de Pai Ogum e São Jorge, direcionadas aos participantes e à humanidade.

Festa e Procissão de Yemanjá
A Festa de Yemanjá (organizada pela ARUANDA) ocorre em 2 fevereiro, nas margens do rio Uruguai, onde os religiosos umbandistas fazem oferendas à Yemanjá (Orixá das águas).
A Festa de Yemanjá é a 4ª maior do Estado no gênero, ficando atrás somente das cidade de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.