48ª Feira do Livro de Uruguaiana integra música e literatura

Uruguaiana celebrou, entre 28 de novembro e 7 de dezembro, uma das edições mais vibrantes da sua tradicional Feira do Livro. Em sua 48ª edição, o evento integrou com maior força a sua programação literária, shows musicais e intervenções teatrais, sem desfocar do seu objetivo principal que é incentivar a leitura e o comércio de livros.

Durante dez dias, um grande fluxo de visitantes circulou pela Praça Barão do Rio Branco e seus arredores, participando de sessões de autógrafos no foyer do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa e conferindo atividades no Centro Cultural Pedro Marini e na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. Livreiros vindos do RS e de SC ampliaram a diversidade de títulos disponíveis, ocupando estandes que transformaram a praça em um verdadeiro corredor cultural. A edição de 2025 teve como patrono o músico e compositor Mauro Moraes, cuja presença ajudou a reforçar o caráter artístico da feira.

À noite, a praça iluminada pelas luzes de Natal, ofereceu um espetáculo à parte, fazendo da feira um lugar mágico para o encontro entre leitores, famílias e admiradores da cultura. Apresentações artísticas, variedade de títulos, encontro de contadores de história, rodas de conversas, praça de alimentação, intervenções e shows musicais garantiram excelente público ao longo de toda a programação, sem falar das mais de 30 sessões de autógrafos que reuniram escritores locais e visitantes de diversas cidades.

Os estandes, bem identificados com placas que traziam o nome das livrarias e seus estados de origem, foram ponto de encontro para quem buscava novidades editoriais e boas conversas literárias.

Com o tema “O Vento Escrevendo Histórias na Linha do Tempo”, a Feira prestou homenagem aos 120 anos de nascimento de Érico Veríssimo. Através do Sesc, o evento trouxe o acolhedor Espaço Érico Veríssimo, palco de intervenções literárias e descobertas.

Realizada pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc Uruguaiana, a 48ª Feira do Livro comprovou mais uma vez sua força como uma das maiores celebrações culturais da região.

Texto: Giovana Petrocele

Fotos: Divulgação Feira do Livro de Uruguaiana / Daner Castria /Renan Lopes

https://www.instagram.com/danercastriafilms/

Deixe um comentário