Em novembro de 2025 o tradicional Piquete Saraquá, aqui de Uruguaiana, foi palco do aguardado XXVII Rodeio Artístico e Cultural, um evento que já se consolidou como uma verdadeira celebração da cultura gaúcha. Realizado pela ABAMF, na primeira quinzena do mês, o evento deste ano teve como tema “Tradição e Novas Expressões Gaúchas”, refletindo, mais uma vez, a importância de valorizar as raízes e as inovações que marcam a identidade do nosso povo.

A cada edição, o Rodeio Artístico e Cultural reafirma o seu compromisso com a preservação e promoção das tradições gaúchas. Ele reúne entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e também instituições não filiadas, como as escolas. O propósito é fortalecer os laços entre as gerações e promover a integração entre as diversas formas de expressão da nossa cultura.






Em 2025 um grande destaque foi a introdução de uma nova categoria no concurso: a Poesia Inédita. Uma inovadora adição às competições de arte. Crianças, jovens e adultos participaram com entusiasmo das diversas modalidades, que incluíram competições de Desenho e Redação, Declamação, Chula, Gaita Ponto, Gaita Piano, Intérprete Solista Vocal, Tertúlia Livre, Trova e Danças Tradicionais. Uma verdadeira celebração da riqueza cultural.





Além de Uruguaiana, o evento contou com a presença de representantes de diversas cidades da região, reafirmando o poder de união e a força do movimento tradicionalista, que atravessa gerações e fronteiras.

Texto: Giovana Petrocele
Fotos: Cardoso Foto e Vídeo

Deixe um comentário