Passeio “Pé na História” celebra Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro

Se você quer conhecer – ou redescobrir – as histórias guardadas nos prédios do centro histórico de Uruguaiana, anote na agenda: no dia 16 de agosto, das 9h às 11h, acontece o passeio “Pé na História”, com concentração no Centro Cultural Dr. Pedro Marini.

A atividade, promovida pelo Sesc Uruguaiana, será conduzida pelo historiador e pesquisador Dagoberto Alvim, colunista do Bem-Te-Vi Uruguaiana. Durante a caminhada, o grupo visitará construções que carregam memórias e feitos marcantes para o município. O roteiro inclui: Museu Raul Pont, Museu Crioulo, Catedral Nossa Senhora de Sant’Ana, Bispado, Biblioteca Pública Luiz Guilherme do Prado Veppo, Praça do Barão do Rio Branco, Prefeitura (Palácio Rio Branco), Clube Comercial, Câmara de Vereadores (Palácio Borges de Medeiros) e Antiga Exatoria.

O “Pé na História” integra a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, que levará mais de 500 atividades a 120 municípios gaúchos nos dias 16 e 17 de agosto, valorizando tanto o patrimônio material quanto o imaterial do Rio Grande do Sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Sesc Uruguaiana. Mas atenção: as vagas são limitadas.

Um dia para lembrar e preservar

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado em 17 de agosto em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e figura-chave na criação do órgão, em 1937. Defensor incansável da memória e identidade brasileiras, Rodrigo deixou um legado que inspira a preservação do nosso patrimônio até hoje.

Conheça lugares do Centro Histórico de Uruguaiana que serão visitados no passeio, em https://bemteviuruguaiana.com/centro-historico/

Redação: Giovana Petrocele

Foto: Divulgação

Deixe um comentário