O memorável e imponente Parque Agrícola e Pastoril da Associação Rural

1–2 minutos

Estamos em plena Exposição Agropecuária de Uruguaiana, na sua 23ª edição, para ser mais específica, e não poderíamos iniciar nossos artigos sobre os belos lugares deste pedaço de chão brasileiro sem escrever sobre o Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, onde acontece o tradicional evento de nossa cidade, até 25 de maio.

Em Uruguaiana todos os lugares contam histórias, mas na Pastoril, em especial, parece que as memórias nunca morrem, como se elas ficassem impressas numa espécie de egrégora do lugar.

Nasceu do propósito de fortalecer o ruralismo na Uruguaiana da primeira metade do século XX, tornando-se um importante local de eventos e foi mais longe, foi uma alavanca para o ruralismo do município crescer, em relevo e importância.

Construção da Pastoril
A inauguração foi um marco histórico

A inauguração do Parque de Exposição aconteceu em três de outubro de 1943 e contou com a presença do presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas.

O parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril é realmente memorável. Imponente. Um lugar exótico no pampa gaúcho que há gerações vem cultivando o tradicionalismo na sua forma mais pura.

Vista da escadaria e do prédio principal

Localizado na entrada da cidade, pela BR 472, é cercado por majestosas árvores. Abriga um grande prédio com arquibancadas, salão, pavilhões, local de remates, potreiros, pista de rodeio e núcleos de criadores.

Podemos dizer sem errar, que a Pastoril é o coração do pampa fronteiriço, cenário de encontros de criadores nas tradicionais feiras agropecuárias que integram o homem do campo com o da cidade, na Uruguaiana, Cabanha do Brasil.

Mais que um lugar de encontros, eventos e memórias, a Pastoril é um símbolo de paz e união da classe ruralista, onde “Chimangos” e “Maragatos” aprenderam a conviver e a curar as feridas enquanto trabalhavam para o bem comum e fortaleciam-se no empreendedorismo, com os olhos cravados no futuro desta terra.

O local não fica aberto para visitações, apenas durante os eventos.

Se está passando por Uruguaiana nestes dias, não perca a oportunidade de visitar o lugar!

Área da parte externa do segundo pavimento

Redação e fotos: Giovana Petrocele

Fotos antigas: Arquivo Histórico

Deixe um comentário