Destino para turistar, a cidade pode surpreender

3–4 minutos

Céu azul, a imensidão verde a se perder de vista na linha do horizonte, ar fresco, o leve cheiro de mata e uma cidade erguida no distinto pampa. Só poderia ser um lugar ao qual estou me referindo, não é? Claro, a minha Uruguaiana, destino fronteiriço, na pontinha do Brasil.

Há oito horas de Porto Alegre (RS) e 632 km da capital dos gaúchos, é distante dos grandes centros do Brasil, mas é perto o suficiente da Argentina (RA). Basta atravessar a ponte Getúlio Vargas – Augustin Pedro Justo, para estar em território internacional. Do lado de lá, dá para se deliciar na costaneira de Paso de los Libres e enxergar uma Uruguaiana linda, banhada pelo rio Uruguai.

Roteiro para turistar, Uruguaiana pode surpreender. Tem gente que veio passear e acabou ficando. Sei de histórias que posso contar, se os protagonistas permitirem. Tem carioca, baiano, paulista, catarinense e muito mais. Eles encontraram aqui um genuíno remanso uruguaianês, com sensação desacelerada da realidade, mesmo que seja uma percepção um pouco destorcida, levando em consideração que a cidade está crescendo e grandes empresas estão se instalando por aqui.

Se estiver visitando a cidade nos próximos dias, precisará de uma lista útil de recomendações, certo? Então eu sugiro que passeie pelo Bem-Te-Vi e descubra bons lugares para visitar, comprar, comer, dormir. Eu e a Genaína Baumart estaremos postando indicações de lugares. Aconselho que entre em suas contas de instagrans e tirem suas próprias conclusões a respeito dos locais.

Uruguaiana é uma cidade de pousadas e hotéis com ótimos quartos para ficar, além de ser destino de Airbnb, com casas interessantes para se mudar por alguns dias, sem falar nas hospedagens em estâncias maravilhosas da zona rural. Nos próximos posts falaremos sobre as residências de bem-estar, como a encantadora La Casina e de pequenos pedaços de paraísos no meio do campo, como a propriedade chamada pelo incrível nome tupi, Timbaúva, a árvore de espuma.

Tu podes te surpreender, mas existem coisas bacanas para fazer na pequena cidade no meio do pampa, como tomar um chimarrão à tardinha, na bela praça do Barão ou passear na orla do rio Uruguai e assistir o espetáculo do pôr-do-sol que só vemos aqui.

Se o desejo é de gastar, indico conhecer os importados das lojas francas, os free shops, e a miscelânea do shopping da baixada, onde se encontra quase tudo, pois tem uma diversidade de itens da China, Uruguai e Brasil. Eu sugiro ainda, que passe nas charmosas lojas de decorações da cidade, para garimpar coisas bem interessantes e, no domingo pela manhã, conhecer a feirinha na praça central.

Visitar a Catedral é quase uma obrigação de todo turista que vem à Uruguaiana, pois além de ser um lugar de fé e paz, se pode conhecer os afrescos pintados pelo famoso pintor italiano Fulvio Pennacchi, que andou pintando por aqui na década de 40.

A noite é mesmo uma criança aqui na fronteira, com lugares para se divertir, tanto para quem curte bossa nova, rock, pagode, música tradicionalista ou o sertanejo universitário.

Lugares para comer e comer bem é o que mais temos no sul do mundo, que desconfio que os cozinheiros e chefs daqui são os melhores de toda a Terra. Tem o restaurante Buena Vista que, se tiver sorte, vai poder curtir o Luau do Bolicho no mesmo estabelecimento, com boa música ao vivo, gente que aprecia arte e  cantores locais no palco. Tem o Ferrovia, com o melhor hambúrguer da cidade e dá para comer com pitadas de rock. São dicas, porém o interessante é explorar a cidade e lugares com ótimos cardápios é o que não falta na cidade!

Espero que gostem e usufruam Uruguaiana!

Redação: Giovana Petrocele

Fotos: Jussara Aymone

Deixe um comentário